quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A pessoa mudou ou ela não se mostrou verdadeiramente no início?

Recebi o telefonema de um amigo muito querido, que está questionando o futuro de um relacionamento. Namorando há 1 ano e meio, está aflito com o rumo que as coisas estão tomando, principalmente porque sente que a pessoa com quem se relaciona mudou muito.
Não cuida mais de seu corpo, não termina uma especialização que começou, não consegue organizar a vida financeira...

Minha pergunta: a pessoa mudou ou ela não se mostrou verdadeiramente no início?

No início de um relacionamento, todos querem mostrar o melhor de si. Somado a isso, ainda temos que preenchemos com nossas melhores fantasias as lacunas acerca de informações, naturalmente, inacessíveis: não temos acesso porque não convivemos com a pessoa. Assim, no início, tudo é uma grande maravilha. Mais um agravante: uma festa bioquímica nos faz ficar mais eufóricos e com mais desejo sexual. Ou seja, uma combinação de alto risco!
Acontece que é difícil sustentar uma farsa por muito tempo. Além de exigir muita energia para manter a personagem, nossa personalidade e até nosso corpo nos revelam. Tudo em nós quer nos revelar!

Então, depois de uns três meses de relacionamento, as verdades e fragilidades começam a vir à tona. Mas lentamente. Depois de seis meses aproximadamente, é impossível sustentar a invenção. E as decepções e estranhamentos começam a pesar na relação.

Infelizmente, as pessoas já estão envolvidas o suficiente para acreditar que é uma fase, ou que podem mudar o outro. Mas a verdade é que vários sinais são dados, desde o início, sobre quem é o outro.
Cabe a nós observar e avaliar com mais cuidado.
Observar o outro, e até testá-lo em suas verdades, não é uma atitude desconfiada. O que pode ser defeito para um, é virtude para outro. Mas você pode ser capaz de avaliar se a pessoa que está conhecendo tem potencial para ser um relacionamento estável ou não.

Você pode, com tranquilidade, respeito e carinho, perguntar sobre determinado comportamento, sobre planos para o futuro e sobre a personalidade.

Se uma pessoa diz que não quer ou não pode mudar, acredite. Você não é uma entidade milagrosa que vai mudar o outro. Além do que, a mudança é uma jornada individual, de você com você mesmo.

Preste atenção nos sinais...confie na sua desconfiança e na sua intuição e verifique os fatos.

Relacionamentos saudáveis tendem a surgir de bases saudáveis e com pessoas reais. Não com personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário